top of page

CONTEÚDO KAZ

Qual futuro você quer para a sua empresa?

Atualizado: 12 de jan. de 2022

Em muitas entrevistas de emprego o recrutador pergunta onde você se vê daqui alguns anos não é mesmo?


Os especialistas de carreira informam que o ideal é responder a essa pergunta com projetos futuros que sejam ligados a empresa e que farão a diferença no futuro.


Agora e se a pergunta fosse direcionada para você empreendedor sobre o futuro da sua empresa?


Como você imagina sua empresa daqui 2, 5 ou 10 anos?

Seja sincero, já parou para pensar nisso?


O empreendedor no desejo de ter empresa funcionando e gerando recursos rápidos começa o negócio sem pensar muito sobre o futuro a longo prazo.


Os que se planejam antes de montar uma empresa, na maioria dos casos fazem um estudo para pelo menos os dois primeiros anos da empresa.


Temas como sustentabilidade ambiental e diversidade são considerados somente se o empreendedor estiver montando uma empresa que esteja ligada ao tema.


O que muitos empreendedores não sabem é que ações ligadas as diversidade e causas socioambientais podem ser o diferencial que a empresa precisa para começar no mercado em posição de destaque.


Afinal, o que é a sustentabilidade?


Capacidade de criar meios para suprir as necessidades básicas do presente sem que isso afete as gerações futuras, normalmente se relaciona com ações econômicas, sociais, culturais e ambientais.


Qualidade ou propriedade do que é sustentável, do que é necessário à conservação da vida.


Alguns empresários ainda acreditam que somente empresas de grande porte precisam e podem se preocupar com a sustentabilidade, pois existe o mito de que ser ecologicamente correto tem um custo alto para empresa ou que são necessárias medidas que envolvam investimentos caros.


Pensar de maneira sustentável e criar negócios que tenham essa cultura dentro da sua estratégia facilitam a inovação, aumentam a produtividade e conseguem gerar mais valor para a empresa no médio e longo prazo.


Em um mercado de alta competitividade empresas estruturadas para o futuro, olhando para os indicadores financeiros e sociais possuem um diferencial.


Empresas que hoje estão pensando em causas ambientais e sociais podem:


  • Obter melhores linhas de crédito;

  • Atrair mais investidores;

  • Criar valor futuro;

  • Ser reconhecida por seus colaboradores, acionistas e consumidores.


Conforme dados do fórum econômico Mundial estima-se que as empresas sustentáveis movimentaram mais de 4,5 trilhões até 2030, ou seja, muitas oportunidades envolvidas.

Ter uma empresa sustentável e lucrativa é possível, seja para microempreendedores ou grandes corporações.


5 Atitudes que podem auxiliar sua empresa a ser mais sustentável, econômica e com alto valor para o mercado:


  1. Reduza a quantidade de papéis – atualmente nem tudo precisa ser impresso, fazer o uso consciente da impressora gera economia de papel, tinta, energia elétrica e espaço. Antes de imprimir tudo veja a real necessidade

  2. Diminua a quantidade de descartáveis – Algumas empresas voltaram a utilizar copos e xícaras de vidro no lugar dos descartáveis, outras empresas pedem para os funcionários utilizarem garrafas de água permanentes essas ações geram economia de recursos e diminuem a quantidade de plástico jogados na natureza.

  3. Tenha um programa de reciclagem sério – separar o lixo além de ser ecologicamente correto pode ajudar muitas pessoas e ser uma fonte de recursos, alguns condomínios que promovem a reciclagem vendem os produtos separados e o dinheiro obtido é dividido entre os funcionários do condomínio, essa atitude é possível e prática e pode gerar mais uma fonte de recurso.

  4. Economize Energia - Tire os aparelhos da tomada, utilize luz natural quando possível, diminua a utilização de ar condicionado entre outras atitudes;

  5. Diminua o uso de embalagens e dê preferência às recicláveis - use sacolas retornáveis, se puder utilize refil.


Essas são apenas algumas sugestões de atitudes que podem ajudar na sustentabilidade ambiental, cada empresa de acordo com o seu tipo de negócio pode ter mais e diferentes formas de contribuir com a causa ambiental.


Muitas startups já nascem com o objetivo de ajudar nas questões ambientais e tem ganhado a atenção de grandes investidores.


Empresas que produzem casas com garrafas pets, calçados com pneu reciclado, roupas com tecidos provenientes de reciclagem entre outros negócios pensados para reaproveitar os recursos e diminuir o impacto ambiental.


Empresas que pensam no futuro a longo prazo e querem deixar um legado para a família e sociedade estão de olhos abertos para as causas ambientais e com certeza fazem a diferença no mercado em que atuam.


Pensar no meio ambiente é uma responsabilidade de todos.


Neste artigo tratamos um pouco sobre a sustentabilidade relacionadas as causas ambientais, mas existem outros temas envolvidos neste assunto.


Acompanhe nosso blog para ficar sempre atualizado sobre temas que envolvem gestão de pessoas e empresas.


Obrigada por ter lido até aqui e deixe seu comentário.

TRANSFORME-SE COM O KAZ

bottom of page