CONTEÚDO KAZ

Empreendedorismo consciente

Atualizado: 19 de ago. de 2021

Começar um negócio não é uma tarefa fácil.

É preciso estar disposto a sacrificar muitas horas de lazer, ter um compromisso sério com seu sonho e muita disposição.


Antes de iniciar e como se tornar um empreender consciente é importante entender o que é o empreendedorismo consciente.


Quando estamos falando de empreendedorismo consciente estamos falando basicamente de evitar ações de lucro a qualquer preço, lucro de qualquer forma, conseguir o dinheiro como único e exclusivo objetivo de uma empresa e de um negócio.


Esta é uma uma transformação que já podemos sentir e ver que o mundo não suporta mais um empreendedorismo e uma liderança extrativista. O quanto o extrativismo é prejudicial para uma sociedade, país e ambiente, onde só se toma, não melhora nada e espera-se ganhar muito dinheiro com isso. Isso é grave e está nos levando para o buraco.


Compreender o alcance que isso tem e fazer a diferença na nossa vida e no mundo é fundamental. Não podemos continuar com as coisas como estão.


E nos tempos de crise muitas pessoas estão vendo o empreendedorismo como uma saída para o desemprego, mas vale lembrar que empreender não é tão fácil como parece e muitas pessoas se iludem com falsos discursos.


Empreender é muito desafiador, é preciso ser resiliente, gostar de lidar com mudanças, ter perfil inovador, resolver um problema de uma sociedade e saber aproveitar as oportunidades de negócio.


Para iniciar um empreendimento do zero é preciso um planejamento inicial para não perder tempo e dinheiro.


Procure escolher um segmento que já tenha conhecimento e que goste para empreender, porém é preciso ser realista na escolha do negócio para que o empreendimento tenha público, pois de nada adianta criar um produto ou serviço que não chame a atenção das pessoas.


Sem clientes não há receita e as chances de ir à falência sem mesmo ter começado são enormes.

Faça uma pesquisa de mercado para saber a aceitação do público sobre o seu empreendimento, para conhecer quais são as necessidades reais dos futuros clientes e como a sua ideia pode ajudar a resolver esses problemas.


Existem muitas oportunidades de negócios e com a internet é possível iniciar com um baixo custo inicial.


Vou te dar aqui 5 passos para começar a sua jornada

1. Comece devagar


Se possível comece a empreender ainda trabalhando como CLT para que possa formar uma carteira de clientes, conhecer o mercado em que pretende atuar e para conhecer novas oportunidades que esse mercado oferece.


2. Faça um plano de negócios


Desenvolva um plano de negócios de médio e longo prazo, descreva seu modelo de negócios, para identificar como pretende ganhar dinheiro, com quais produtos ou serviços, quem serão seus clientes, quais serão os custos, a proposta de valor, em que nicho de mercado quer atuar. Faça o planejamento das estratégias de marketing e financeiras.


E se ainda sim tiver dúvidas procure uma consultoria de negócios para ajudar a desenvolver um projeto inicial bem estruturado diminuindo assim muito os custos e riscos iniciais.

3. Tenha uma reserva financeira


Para iniciar um novo negócio é necessário ter uma reserva financeira para pagar as contas iniciais da empresa. Hoje com a possibilidade de muitos negócios serem realizados pela internet o custo inicial de abertura de uma empresa pode ser bem reduzido, mas ainda sim se for possível tenha uma reserva para evitar futuras surpresas. Evite misturar contas pessoais com as contas da empresa.

Outra possibilidade é a ter um investidor, mas para isso é necessário um plano de negócios muito bem estruturado e uma ótima ideia para atrair investidores.


4. Busque capacitação


Capacitação é essencial para o empreendedor. Para gerir uma empresa além das capacidades técnicas é necessário também conhecer sobre gestão e comportamento humano. Para acompanhar o dia a dia da empresa é preciso conhecer sobre pessoas, negociação, planejamento, marketing e vendas.

Aperfeiçoamento e atualização constante farão parte da rotina do empreendedor.


5. Faça parcerias de negócios


Fazer tudo sozinho pode sobrecarregar o empreendedor e muitas vezes pode tornar o empreendedorismo uma verdadeira fonte de estresse, as parcerias de negócios agilizam e facilitam o foco no que é mais importante para a empresa. Terceirizar as áreas e marketing contratando uma agência ou um social media, atendimento por meio de um assistente virtual podem facilitar o dia a dia e aumentar giro econômico.


Então aqui termino esses cinco passos.


Existem muitas oportunidades para empreender, mas sabemos que exige coragem, persistência e planejamento.


Se você tem o desejo de empreender, mas se sente inseguro ou não sabe por onde começar uma mentoria ou um coaching de negócios pode ajudar no planejamento deste novo passo para uma nova vida.


Dentro dos nossos programas de desenvolvimento temos uma Mentoria de Negócios que pode te ajudar nesses passos. Fique atento que as inscrições serão abertas em breve. Acompanhando nossas redes sociais para para ter mais informações.


Dariane Gatto | @darianegatto


Especialista em desenvolvimento humano e negócios. Sócia fundadora do Instituto Kaz, Kaz Coworking e criadora do movimento Mulheres que Lideram, com mais de 1000 líderes impactados, mais de 100 empresas atendidas, com certificações nacionais e internacionais.

#Mentoring #Empreendedorismo #Negócios #coahing


TRANSFORME-SE COM O KAZ