top of page

CONTEÚDO KAZ

Dia do Empreendedorismo Feminino

Atualizado: 12 de jan. de 2022


Dia 19/11 é o dia do empreendedorismo feminino e nós mulheres temos que comemorar, nossas vitórias nesse mercado tão competitivo.


Sei que ainda temos desafios enormes a serem vencidos por conta da cultura do nosso país, situação socioeconômica que estamos passando entre outros fatores que às vezes geram desânimo mas esse momento é de celebrar nossas vitórias.


Nós mulheres somos realmente incríveis conseguimos dar conta de casa, família, montar uma empresa, ter dois empregos, cuidar dos filhos e ainda nos mantermos vivas e belas.


Segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil possui a 7ª maior participação feminina entre os empreendedores iniciais. Somos a maioria nos setores de comércio (52,95%), indústria (65,20%) e serviços (55%).


Nos últimos anos, as empresas criadas por mulheres empreendedoras têm ganhado mais força o que fez com que 45% das mulheres se tornassem líder da renda familiar.

De acordo com pesquisas recentes 34% dos donos de negócios no Brasil são mulheres, quase 9,3 milhões de empresárias, o que é uma vitória considerando-se a desigualdade e a cultura machista do Brasil.

Durante a pandemia muitas empreendedoras que já estavam no mercado há mais de 2 anos precisaram fechar suas empresas e os motivos principais foram:

  • Sobrecarga de trabalho com o aumento das obrigações do lar devido ao confinamento;

  • Falta de gestão correta dos recursos da empresa.

Muitas mulheres empreendedoras precisam de apoio para iniciar a gestão financeira e administrativas de seus empreendimentos e neste contexto uma mentoria de negócios pode auxiliar no desenvolvimento da empresa.


Por outro lado, houve um aumento da participação de novas empreendedoras durante a pandemia pois muitas mulheres tiveram que se reinventar durante o isolamento e neste ponto as mulheres são mais adaptáveis e criativas, duas características que são importantíssimas ao empreendedorismo.

Nós mulheres apresentamos características que fazem a diferença no empreendedorismo como:

  • Assertividade;

  • Criatividade;

  • Empatia;

  • Organização;

  • Determinação;

  • Capacidade de resolver múltiplas tarefas simultaneamente.


A digitalização e as das redes sociais nos ajudaram no empreendedorismo.

Nós mulheres temos um comportamento muito mais ativo nas redes sociais, usamos e somos mais participativas do que os homens.


Por isso, acredita-se que vamos definir as novas tendências porque, em termos gerais, nos adaptamos mais e melhor à tecnologia.


Os aplicativos de mensagens são os mais utilizados. 9 em cada 10 empreendedoras utilizam esses recursos para realizar suas vendas e manter contato com os clientes.


As redes sociais mais consumidas por nós mulheres são o Instagram e o Pinterest e muitas empreendedoras enxergaram nessas redes sociais a oportunidade de alocar seus negócios, seja comércio com venda direta de produtos, oferecendo seus serviços e se relacionando com outras mulheres por meio das comunidades de negócios.

Ana Fontes, uma líder do movimento de mulheres empreendedoras comenta que:


A mulher quando melhora suas condições, principalmente financeira, investe mais na educação dos filhos, apoia sua comunidade, assiste seus familiares.

Além disso, a mulher contrata outras mulheres que vão reagir a essa melhora da mesma forma, potencializando mais pessoas.

Empreendedoras geram ciclos de melhoria e reinvestimento não só no próprio negócio, ou na família, mas também em suas comunidades e no apoio a outras mulheres."


Pensando em apoiar as mulheres empreendedoras e fomentar o crescimento da participação feminina nos negócios há 2 anos crie o grupo Mulheres Que Lideram #soumql uma iniciativa para fortalecer as mulheres líderes e empresárias com conteúdos e capacitações de qualidade.


Hoje o #soumql conta com mais de 400 mulheres líderes empresárias de diversas regiões do Brasil, conta um conteúdo rico no Instagram e tem rodadas de negócios mensais para que novas empreendedoras possam participar, apresentar suas empresas e aumentar sua rede de negócios e networking.


Venha conhecer o Mulheres que lideram no Instagram @mql_mulheresquelideram, apoie nossa comunidade #souMQL e lembrem-se uma ajuda a outra e todas crescemos e ganhamos mais espaço no mercado empreendedor.


Que em 2022 tenhamos muitas vitórias para comemorar no dia do empreendedorismo feminino.

TRANSFORME-SE COM O KAZ

bottom of page