Vamos falar um pouco sobre o empreendedorismo feminino?
Empreendedorismo feminino é o movimento que reúne negócios idealizados e liderados por uma ou mais mulheres.
Dados de uma pesquisa de março de 2021 mostram que as mulheres empreendedoras já somam mais de 30 milhões no Brasil, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor, o que representa 48,7% do mercado empreendedor.
A mulher empreendedora é confiante, criativa e inovadora, deseja a independência financeira e quer gerar empregos e oportunidades para todos.
As principais razões para a mulher empreender são:
Ter independência financeira
Ter uma outra fonte de renda
Ter mais tempo com a família
Ser a responsável financeira da família
E quais são os principais problemas enfrentados pela mulher empreendedora?
Preconceito, autoconfiança, dupla jornada, dificuldade de acesso ao crédito e maternidade são alguns dos fatores que permeiam o dia a dia das mulheres empreendedoras.
Não é fácil ser uma mulher empreendedora no Brasil, não é?
Dupla jornada ser dona de casa e empreendedora ou tripla jornada mãe, dona de casa e ainda empreendedora mostram que o desafio de ser uma mulher e empreendedora é bem complexo e exige muita organização, paciência e resiliência características comuns a personalidade feminina.
Mesmo com toda a evolução socioeconômica que as mulheres promoveram até hoje ainda existe muita desigualdade. Um exemplo claro disso são as linhas de créditos com juros até 3,5% a mais para mulheres que mesmo sendo mais adimplentes, ainda são questionadas sobre a capacidade de adquirir créditos com base na situação conjugal ou de maternidade.
O preconceito gera problemas com a autoconfiança levando mulher muitas vezes a se questionar sobre a própria capacidade de gerir um negócio, medo de falhar ou não ser boa o suficiente.
Por todos esses medos a mulher tem chances maiores de sofrer com a síndrome do impostor e por vezes acabam se autossabotando.
As maiores dificuldades das mulheres no empreendedorismo muitas vezes não são administração de seus negócios e sim questões externas a ele.
As mulheres buscam mais conhecimento e segundo pesquisa no empreendedorismo são mais jovens que os homens, as donas de negócio têm 16% maior escolaridade que eles, mas ganham, em média, 22% a menos na mesma posição profissional.
Em um país onde a desigualdade salarial é grande, são inúmeros os casos de assédio e machismo no ambiente corporativo, as mulheres buscam no empreendedorismo o crescimento e o reconhecimento do seu trabalho.
Mas como empreender sem enlouquecer ?
Muitos são os desafios enfrentados pelas empreendedoras brasileiras para organizar e crescer com suas empresas, muitas vezes o crescimento é lento porque as mulheres se sentem perdidas na condução de tantas tarefas.
A rotina da casa, família, filhos e empresa pode ser enlouquecedora.
É neste momento que a busca por uma mentoria de negócios pode ajudar a mulher a estruturar de maneira correta e inteligente sua empresa para crescer e gerar mais negócios.
As mentorias de negócios são conduzidas por profissionais mentores que já viveram diversas experiências, com erros e acertos e que compartilham os caminhos percorridos no intuito de auxiliar os novos empreendedores a iniciarem com mais segurança.
O objetivo da mentoria é que a empresa cresça e tenha sucesso no seu campo de atuação, e o mentor não tem todas as respostas ele conduz o empresário a formular a melhor solução.
Para muitas mulheres a mentoria de negócios tem ajudado a conduzir suas empresas para o caminho do sucesso.
Se você é uma empreendedora e está se sentindo perdida, quer gerir melhor sua empresa, precisa melhorar o marketing e as vendas, não tem um controle financeiro claro e dúvidas na gestão de pessoas e contratação de terceiros, nós temos algumas soluções que podem te ajudar, no tempo certo e com a metodologia ideal para você e sua empresa crescerem de maneira estruturada.
Uma ótimo oportunidade é a Mentoria Estruttura que terá sua última turma do ano de 2021 no mês de outubro.
São 2 meses de mentoria que valem por uma vida.
Não perca essa chance, as vagas são limitadas!!!
Dariane Gatto | @darianegatto
Especialista em desenvolvimento humano e negócios. Sócia fundadora do Instituto Kaz, Kaz Coworking e criadora do movimento Mulheres que Lideram, com mais de 1000 líderes impactados, mais de 100 empresas atendidas, com certificações nacionais e internacionais.
Commentaires