top of page

CONTEÚDO KAZ

Desafios da mulher empreendedora.

Vamos falar um pouco sobre o empreendedorismo feminino?


Empreendedorismo feminino é o movimento que reúne negócios idealizados e liderados por uma ou mais mulheres.


Dados de uma pesquisa de março de 2021 mostram que as mulheres empreendedoras já somam mais de 30 milhões no Brasil, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor, o que representa 48,7% do mercado empreendedor.


A mulher empreendedora é confiante, criativa e inovadora, deseja a independência financeira e quer gerar empregos e oportunidades para todos.


As principais razões para a mulher empreender são:

  • Ter independência financeira

  • Ter uma outra fonte de renda

  • Ter mais tempo com a família

  • Ser a responsável financeira da família

E quais são os principais problemas enfrentados pela mulher empreendedora?


Preconceito, autoconfiança, dupla jornada, dificuldade de acesso ao crédito e maternidade são alguns dos fatores que permeiam o dia a dia das mulheres empreendedoras.

Não é fácil ser uma mulher empreendedora no Brasil, não é?

Dupla jornada ser dona de casa e empreendedora ou tripla jornada mãe, dona de casa e ainda empreendedora mostram que o desafio de ser uma mulher e empreendedora é bem complexo e exige muita organização, paciência e resiliência características comuns a personalidade feminina.


Mesmo com toda a evolução socioeconômica que as mulheres promoveram até hoje ainda existe muita desigualdade. Um exemplo claro disso são as linhas de créditos com juros até 3,5% a mais para mulheres que mesmo sendo mais adimplentes, ainda são questionadas sobre a capacidade de adquirir créditos com base na situação conjugal ou de maternidade.


O preconceito gera problemas com a autoconfiança levando mulher muitas vezes a se questionar sobre a própria capacidade de gerir um negócio, medo de falhar ou não ser boa o suficiente.


Por todos esses medos a mulher tem chances maiores de sofrer com a síndrome do impostor e por vezes acabam se autossabotando.


As maiores dificuldades das mulheres no empreendedorismo muitas vezes não são administração de seus negócios e sim questões externas a ele.


As mulheres buscam mais conhecimento e segundo pesquisa no empreendedorismo são mais jovens que os homens, as donas de negócio têm 16% maior escolaridade que eles, mas ganham, em média, 22% a menos na mesma posição profissional.

Em um país onde a desigualdade salarial é grande, são inúmeros os casos de assédio e machismo no ambiente corporativo, as mulheres buscam no empreendedorismo o crescimento e o reconhecimento do seu trabalho.


Mas como empreender sem enlouquecer ?


Muitos são os desafios enfrentados pelas empreendedoras brasileiras para organizar e crescer com suas empresas, muitas vezes o crescimento é lento porque as mulheres se sentem perdidas na condução de tantas tarefas.


A rotina da casa, família, filhos e empresa pode ser enlouquecedora.

É neste momento que a busca por uma mentoria de negócios pode ajudar a mulher a estruturar de maneira correta e inteligente sua empresa para crescer e gerar mais negócios.


As mentorias de negócios são conduzidas por profissionais mentores que já viveram diversas experiências, com erros e acertos e que compartilham os caminhos percorridos no intuito de auxiliar os novos empreendedores a iniciarem com mais segurança.


O objetivo da mentoria é que a empresa cresça e tenha sucesso no seu campo de atuação, e o mentor não tem todas as respostas ele conduz o empresário a formular a melhor solução.


Para muitas mulheres a mentoria de negócios tem ajudado a conduzir suas empresas para o caminho do sucesso.


Se você é uma empreendedora e está se sentindo perdida, quer gerir melhor sua empresa, precisa melhorar o marketing e as vendas, não tem um controle financeiro claro e dúvidas na gestão de pessoas e contratação de terceiros, nós temos algumas soluções que podem te ajudar, no tempo certo e com a metodologia ideal para você e sua empresa crescerem de maneira estruturada.


Uma ótimo oportunidade é a Mentoria Estruttura que terá sua última turma do ano de 2021 no mês de outubro.


São 2 meses de mentoria que valem por uma vida.

Não perca essa chance, as vagas são limitadas!!!


Dariane Gatto | @darianegatto


Especialista em desenvolvimento humano e negócios. Sócia fundadora do Instituto Kaz, Kaz Coworking e criadora do movimento Mulheres que Lideram, com mais de 1000 líderes impactados, mais de 100 empresas atendidas, com certificações nacionais e internacionais.

TRANSFORME-SE COM O KAZ

bottom of page