CONTEÚDO KAZ

Lifelong Learning: um novo conceito que pode mudar sua carreira.

Atualizado: 23 de mar.

O mundo está cada vez mais dinâmico, vivemos em uma realidade inovadora, onde práticas, métodos e ferramentas são questionados o tempo todo, e tudo o que conhecemos pode ser substituído, adaptado ou melhorado.


A educação formal supre as necessidades básicas, porém hoje não basta somente escolher uma profissão, estudar e trabalhar no mesmo tipo de trabalho até a aposentadoria, essa realidade não existe mais.


Cada dia mais é preciso estar preparado para um mundo em constante mudança não somente na área profissional, mas também para a vida em geral.


Neste cenário cada dia mais desafiador surgiu um conceito que muitas pessoas já praticavam, mas que ainda não tinha um nome e um estudo concreto sobre o assunto o Lifelong Learning.


Afinal, o que é o Lifelong Learning?


Lifelong Learning que é livremente traduzido como aprendizado ao longo da vida, ou seja, aprender continuamente, estar sempre em busca de novos conhecimentos, um processo contínuo de educação que não acaba com um curso, faculdade ou especialização.


Não é necessário aprender de maneira tradicional em uma escola ou faculdade, pode ser aprendizado por meio de cursos livres, na internet, lendo livros, em universidades corporativas.


O conceito do Lifelong Learning argumenta que é sempre possível aprender algo novo, mesmo fora do ambiente escolar, a aprendizagem contínua lhe permite aprender com diversas pessoas de diversas maneiras.


Ter uma mente voltada para o aprendizado contínuo hoje é um diferencial competitivo, um profissional que entende que a educação é um processo essencial para o crescimento profissional e investe em suas qualificações, tem mais capacidade para lidar com as adversidades do mercado corporativo e se destaca perante os outros profissionais.


Ser comprometido com o autodesenvolvimento e a melhoria das competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) ampliam as chances de crescimento e reconhecimento profissional.


Desenvolver as habilidades de antecipar, acompanhar e corresponder as mudanças do mundo, da sociedade e do mercado são o foco e a importância de ser um Lifelong Learning.


Entre os benefícios de ser Lifelong Learning podemos destacar:

  • Maior preparação para enfrentar, encarar e se adaptar às mudanças do mundo;

  • Maior retorno financeiro;

  • Maior capacidade de liderança;

  • Maior satisfação pessoal.

Como percebemos, ter uma postura Lifelong Learning agrega muito valor, inclusive para as empresas que promovem e geram oportunidades para os seus colaboradores, pois além de fomentar a cultura da aprendizagem constante as empresas têm diversos outros benefícios como:


  1. Melhora na produtividade: funcionários mais capacitados e atualizados buscam soluções mais criativas para os diversos problemas e para alcançar melhores resultados.

  2. Ambiente de trabalho mais estimulante e dinâmico: empresas com a cultura do aprendizado constante aceitam sugestões, testam novas ideias, buscam por melhoria de processos, o aprendizado é mútuo, compartilham conhecimento.

  3. Aumento da criatividade: pessoas com diversos conhecimentos trabalhando em um mesmo ambiente conseguem enxergar diferentes pontos de vista para o mesmo problema, tornando a empresa um celeiro de inovação.

Para converter os colaboradores das empresas em Lifelong Learners é importante mudar as mentalidades em relação à aprendizagem.


O conceito de Lifelong Learnig tem 4 pilares importantes que são:


  • Aprender a conhecer: despertar o interesse em conhecer, aprender coisas novas, construir novos conhecimentos.

  • Aprender a fazer: colocar em prática os novos conhecimentos adquiridos. Porque conhecimento sem aplicação não tem utilidade.

  • Aprender a conviver: aprender novas formas de melhorar os relacionamentos interpessoais.

  • Aprender a ser: ao aplicar novos conhecimentos e novas formas de convivência, também aprendemos a ser uma nova pessoa, com mais iniciativa, mais criatividade e mais senso crítico.

Empresas como a Amazon, Apple e principalmente as Startups têm no seu DNA a cultura do Lifelong Learning, para essas empresas quanto mais qualificado e atualizado for o colaborador mais ele terá a contribuir com a equipe de trabalho e com o desenvolvimento da empresa.


Para adotar a cultura de educação ao longo da vida e desenvolver skills necessárias no ambiente corporativo, a empresa pode:


  • Usar as plataformas de cursos online ou presenciais que já existem;

  • Oferecer cursos de curta duração, cursos de extensão;

  • Participação em congressos;

  • Realizar eventos e cursos internos.


Com o desenvolvimento da educação a distância especialmente no período da pandemia onde foi registrado um crescimento 161% de compras de cursos online somente em umas das plataformas que oferece esse tipo de serviço, o colaborador não precisa ficar na dependência da empresa para buscar o autodesenvolvimento.


Hoje em dia muitas são as opções de aprendizagem, ser Lifelong Learning está ao alcance de todos e cada dia mais se faz necessário estar em constante aprendizado para se adaptar ao mundo em constante e rápida transformação.


TRANSFORME-SE COM O KAZ