CONTEÚDO KAZ

Você é a sua melhor marca!

Atualizado: 17 de fev.

“Uma imagem vale mais do que mil palavras.”


Se você nunca ouviu essa frase, precisa ler esse texto para entender como essa frase é super verdadeira e quem já ouviu essa frase diversas vezes, mas acha que tudo sobre imagem é uma grande bobagem, também precisa ler para compreender a importância da imagem pessoal e profissional para a vida.


Afinal, o que é então a imagem pessoal?

É a perspectiva que temos de nós mesmo, mas também que as outras pessoas têm sobre nós, conforme o modo como agimos, nos vestimos, nos expressamos.

A nossa imagem pessoal é formada por 3 elementos:


  • Aparência (higiene pessoal, roupas e acessórios;

  • Comunicação (verbal e não verbal)

  • Comportamento (postura, atitudes e ações)


Com base nestes elementos que as outras pessoas nos enxergam.

Existem diversos estudos que dizem que a pessoa leva em média 10 segundos para ter uma impressão ou um pré-julgamento do outro durante uma interação sem a necessidade de que a pessoa fale uma palavra.


É a famosa frase: “A primeira impressão é a que fica.”


No livro como convencer alguém em 90 segundos o autor fala que: “As primeiras impressões ditam o tom para o sucesso mais do que a classe social, credenciais, educação ou quanto você pagou pelo almoço.”


Nossas roupas e a maneira como nos expressamos geram um impacto instantâneo e que pode ser positivo ou totalmente desastroso.


Se ter uma imagem positiva e que transmita nossos valores é importante para a vida profissional então é essencial termos isso na nossa vida pessoal.


A internet elevou a importância da imagem pessoal.


Com um mundo cada vez mais conectado e repleto de estímulos visuais, a imagem pessoal se tornou o cartão de visitas que transmite de imediato suas informações pessoais mesmo que seja de maneira inconsciente.


Esse cartão de visitas pode ou não causar uma boa impressão, isso vai depender dos olhos de quem avalia a postura do profissional.

A maneira como transmitimos a nossa imagem para as outras pessoas têm relação direta com as oportunidades que se apresentam em nossa carreira e em nossa vida pessoal.


Atualmente, com as fronteiras entre a vida social e o trabalho se fundem no mundo virtual, a construção de uma imagem profissional alinhada com a personalidade e objetivos individuais é uma das chaves para o sucesso.


Projetar uma imagem profissional de sucesso auxilia tanto na percepção de competência quanto na autoestima profissional. Mas isso precisa ser real e fidedigno com a sua personalidade e realidade de vida.


Cada dia mais, as empresas avaliam a postura e o perfil das pessoas que vão contratar e nem sempre falar bem e ter conhecimento técnico garantem uma posição no mercado de trabalho.


Transmitir uma imagem de confiança, demonstrar responsabilidade e comprometimento com os resultados e valores, aumentam o respeito e admiração dos colegas de trabalho e ajudam a alcançar novas posições no trabalho e a imagem pessoal ajuda na construção deste cenário de conquista profissional.


No filme Diabo veste Prada, é possível perceber claramente como a imagem pessoal muda conforme a roupa que usamos, a protagonista no início do filme não liga para a moda e usa roupas que não combinam e que dão um ar de desprezo e desleixo para todo aquele universo glamouroso e com o avanço da história ela muda a forma como se veste, o cabelo, passa a ter uma preocupação maior com a aparência o que gera uma séria mudança na vida pessoal e profissional da protagonista.


Saber se comunicar visualmente por meio das roupas e acessórios, unir traços da personalidade ao estilo pessoal e gerar a imagem que deseja divulgar para o mundo nem sempre é uma tarefa fácil e muitos profissionais hoje em dia precisam da ajuda de um consultor de imagem.


O consultor de imagem ajuda a pessoa a encontrar sua identidade, seu estilo pessoal por meio do autoconhecimento, ele faz um estudo sobre a imagem atual dos clientes e identifica qual imagem essa pessoa quer transmitir e quais os objetivos ele deseja alcançar com essa nova imagem.


Sendo assim, alinhando os aspectos visuais com a competência no que se faz, é possível criar ou reforçar uma marca pessoal.


Uma imagem profissional correta ajuda a criar uma marca pessoal para a carreira.


No mundo corporativo é possível perceber claramente a importância da imagem profissional, é comum vermos profissionais com talento e ótimas competências, mas que não conseguem avançar profissionalmente, isso pode estar relacionado a imagem que eles estão passando para os demais colegas de trabalho e líderes.


Chefes que não conseguem demonstrar liderança, pessoas comprometidas que são taxados de desleixados, mulheres que parecem frágeis ou sensuais demais, todas essas impressões que atrapalham o desenvolvimento da carreira muitas vezes são transmitidas pela aparência, roupas e expressões que as pessoas comunicam.


5 mudanças que uma consultoria de imagem podem ajudar na vida profissional e pessoal:


  1. Melhorar a autoestima e autoconfiança;

  2. Valorizar os pontos fortes;

  3. Economizar reduzindo as compras por impulso;

  4. Criar um visual mais harmônico;

  5. Projetar uma imagem profissional de sucesso.


É importante saber que a consultoria de imagem gera autoconhecimento e que é necessário estar preparado para uma mudança, não só de vestuário, mas também comportamental.


Você sabe o que a sua imagem está comunicando para as outras pessoas?


Já pensou que você pode não estar atingindo seus objetivos pessoais e profissionais, pois não está transmitindo a imagem que você deseja?


Imagem pessoal é algo sério e principalmente hoje em dia que estamos superexpostos nas redes sociais, em vídeos, lives e no trabalho remoto.


Lembre-se você é a sua melhor marca.

TRANSFORME-SE COM O KAZ