top of page

CONTEÚDO KAZ

Como a pandemia alterou o perfil dos empreendedores brasileiros.

O Ano de 2020 teve a maior taxa histórica de novos empreendedores no Brasil, mas se engana quem acredita que o mercado empreendedor no Brasil cresceu mais que em outros países.



O Brasil em 2019 ocupava a 4ª posição no ranking dos países empreendedores no mundo e em 2020 caiu para a 7ª posição.


Como explicar esses números?


Não é tão estranho como parece, tivemos crescimento de novos empreendedores que surgiram por conta pandemia, empreenderam por necessidade.

Por outro lado, os empreendedores que já estavam estabelecidos com média de 3 anos e meio fecharam suas empresas no mesmo período.


A dúvida é por que essas empresas fecharam as portas durante a pandemia?

Empreender não é tão fácil quanto parece, não basta simplesmente ter uma ideia maravilhosa e montar um negócio que rios de dinheiro vão brotar, ou como vem sendo amplamente divulgado na internet que basta trabalhar 4 horas por dia em determinado mercado e logo você ficará milionário.


É necessário ter coragem para empreender, muito trabalho e são necessárias diversas habilidades para ser um empreendedor de sucesso.

Essas habilidades são conhecidas como soft skills e hard skills importantíssimas para o empreendedor e para quem trabalha em empresas.


O que são hard e soft skills?


As hard skills são as habilidades técnicas, aquelas que são alcançadas por meio de cursos, leitura, graduação entre outros, por exemplo se você pensa em empreender na área de construção de casas é interessante ter conhecimentos técnicos sobre edificações, engenharia civil ou demais cursos na área.


Exemplos de hard skills:

· Graduação

· Curso técnico

· Habilidades e certificações de informática


Já as soft skills estão relacionadas ao comportamento, isso inclui personalidade e temperamento. Exemplos:


· Senso de liderança

· Capacidade de trabalhar sob pressão

· Comunicação assertiva


Por esse motivo muitas empresas hoje fazem análise comportamental, e uma das mais utilizadas é a metodologia DISC para entender como a conduta da pessoa em determinadas situações pode afetar no desempenho no trabalho.

Nos últimos anos as soft skills têm ganhado muita relevância no mundo dos negócios, isso porque as empresas começaram a perceber que estão lidando com pessoas e entender como elas funcionam podem modificar todo o ambiente de trabalho, a comunicação e a produtividade.


As hard skills são importantes, porém por serem habilidades técnicas podem ser adquiridas com mais facilidades e até mesmo dentro do ambiente da empresa.

No empreendedorismo o equilíbrio entre as hard skills e as soft skills é extremamente necessário uma vez que o empreendedor no início da empresa é quem faz tudo e se ele não tiver as habilidades em ordem as chances da empresa quebrar são grandes.


Vamos a um exemplo simples: você resolve empreender vendendo brigadeiros e algumas das hard skills que você provavelmente deveria ter é saber cozinhar, saber fazer doces, entender de chocolates, doces ou embalagens por exemplo.


E isso você aprende fazendo cursos, cozinhando e vendo receitas na internet.


As soft skills como falamos são as habilidades comportamentais. O brigadeiro é uma delícia, a embalagem é linda e todo o custo de produção foi bem calculado para ter uma ótima margem de lucro, porém se você é uma pessoa reservada, não sabe abordar outras pessoas na rua, tem dificuldades para se comunicar ou fazer parcerias, não tem paciência ou não é focado em resultados, pode ter muita dificuldade na hora de vender os seus brigadeiros.


Provavelmente o seu perfil comportamental não é voltado para a área de vendas.

Neste caso as soft skills precisam ser entendidas e trabalhadas.

Pode ser que após uma avaliação detalhada você perceba que mesmo melhorando essas soft skills seria melhor fazer uma parceria com uma pessoa com perfil comportamental mais voltado para vendas e assim os dois sairiam ganhando.


Muitos empreendedores fecham as portas por falta de habilidades técnicas e comportamentais, porém na maioria das vezes são as habilidades comportamentais, ou seja, as soft skills que são as faltantes. Você já ouviu aquele velho ditado no mundo corporativo onde as pessoas são contratadas pelo curriculum e demitidas pelo comportamento? Pois é, na maioria das vezes é isso que acontece também no empreendedorismo. Você acaba deixando de obter os resultados não pela falta da competência técnica e sim pela falta das habilidades comportamentais necessárias para empreender.


O Empreendedorismo por necessidade trouxe para o mercado muitas pessoas com habilidades técnicas que foram demitidas no período da pandemia e para que esses empreendedores consigam manter suas empresas abertas é urgente a necessidade do autoconhecimento, entender os comportamentos e como eles podem auxiliar no dia a dia da empresa.

Nas nossas próximas edições vamos explicar melhor as soft skills.

Acompanhe!

TRANSFORME-SE COM O KAZ

bottom of page