Nos últimos 2 anos muitas pessoas foram obrigadas a se reinventar, um dos grandes efeitos da pandemia foi uma profunda alteração no mercado de trabalho e nas relações trabalhistas.
O empreendedorismo foi uma saída para muitas pessoas que perderam seus empregos ou que precisaram de mais uma fonte de renda.
Muitos desses novos empreendedores não esperavam tantos desafios durante o processo, pois existem muitos mitos em torno do empreendedorismo que precisam ser quebrados e esclarecidos.
Nesse artigo vamos falar das principais crenças que limitam o empreendedorismo.
Mito 1: “Quando tiver minha empresa vou trabalhar menos.”
Esse é um grande mito que precisa ser esclarecido rápido, empreender gera muito trabalho, normalmente o empreendedor começa uma empresa sozinho e tem que desempenhar diversos papéis.
Desde a manutenção do espaço de trabalho com limpeza e faxina até o planejamento estratégico de negócio. Tudo está por conta do empreendedor, o que gera no início uma sobrecarga de trabalho, porém isso não vai durar para sempre e essa é a boa notícia, no início é necessário um investimento maior de tempo e conforme a empresa vai se desenvolvendo o empreendedor terá mais tempo.
Mito 2: “É preciso ter uma ideia genial para fazer sucesso.”
Esse é outro “achismo” que algumas pessoas têm sobre empreender, uma ideia genial pode sim fazer sucesso, mas tudo vai depender de como o empreendedor levar essa ideia para frente.
No filme “Fome de poder” sobre a história da rede McDonald’s é possível perceber isso. Os irmãos que tiveram a ideia da lanchonete fast food e desenvolveram o método de atendimento tiveram a ideia genial, porém não enxergaram o futuro ou talvez não tenham sido tão espertos quanto o Ray Kroc que transformou o McDonald´s no enorme sucesso que ele é hoje.
Para quem não assistiu, é um bom filme sobre empreendedorismo e discute algumas questões sobre ética e honestidade.
Ter uma boa ideia é ótimo, mas saber como trabalhar essa boa ideia, fazer parcerias certas e planejar o futuro são o caminho para empreender com mais chances de sucesso.
Mito 3: “O Empreendedor não tem chefe.”
É verdade, o empreendedor não tem um chefe direto, mas nem por isso ele deixa de ter pessoas cobrando o tempo todo, os clientes, os fornecedores e o próprio ego são “chefes” que desejam resultados.
Acreditar que empreender é viver livre de pressões e que fazer o que ama trará dinheiro rápido e sucesso é uma ideia bonita, mas que na prática não é assim.
O empreendedor precisa cumprir prazos de entrega do serviço ou produto, tem que ter uma boa lista fornecedores e saber se relacionar com eles, estruturar todo plano estratégico da empresa para que as ações gerem resultados, acompanhar as finanças, o marketing e a gestão do tempo.
Não ter um chefe direto, não significa ser livre, leve e solto o tempo todo.
Um bom planejamento permite ótimos momentos de liberdade e associados a um empreendedorismo bem-sucedido.
Mito 4: “Quem fracassa uma vez, não consegue se recuperar.”
Outro paradigma importante a ser quebrado é que o empreendedor vai acertar na primeira tentativa e que o sucesso será rápido.
Thomas Edison inventor da lâmpada elétrica fracassou diversas vezes antes de conseguir o sucesso do seu invento que transformou a vida das pessoas.
Muitas vezes a ideia é boa, o local também e tudo está bem favorável para o sucesso do negócio, porém o empreendedor não se preparou o suficiente, às vezes não tinha as habilidades financeiras devidamente desenvolvidas, não sabia como fazer um bom marketing e o empreendimento não foi um sucesso instantâneo ou não deu certo e acabou falindo.
Isso não quer dizer que a pessoa não pode mais empreender, pois está destinada ao fracasso, em um próximo negócio ela já terá a experiência do que funcionou e o que falhou na primeira tentativa e como se preparar melhor para a segunda tentativa no ato de empreender.
O empreendedor com autoconhecimento e resiliência sabe que fracassar às vezes faz parte do processo e não desiste frente aos desafios.
Mito 5: “Não é preciso se preparar para empreender. É só começar a fazer!”
“Você tem que parar de estudar e começar a fazer senão as coisas não acontecem.”
No empreendedorismo é necessário ter ponderação, estudar demais e não colocar em prática não vai ajudar em nada, mas também empreender sem conhecimento sobre a área que está empreendendo ou sem conhecer o básico sobre o funcionamento de uma empresa também não ajuda.
Ter um equilíbrio entre o conhecimento teórico e a prática é o ideal, buscar por mentorias de negócio, cursos rápidos ajudam a estar mais bem preparado para enfrentar as adversidades que virão e a planejar o melhor caminho para o sucesso.
Empreender não tem uma fórmula mágica, cada empreendedor vai seguir um caminho para vitória.
O importante é estar preparado, arregaçar as mangas e começar a trabalhar que no tempo certo os frutos do que foi plantado surgirão.
Comments