top of page

CONTEÚDO KAZ

Por que contratar um Coach pode transformar sua carreira?

Bill Gates, fundador da Microsoft, um dos homens mais ricos e influentes do mundo disse:

“Everyone needs a coach” (Todo mundo precisa de um coach, em tradução livre).

Se até o Bill Gates tem um coach por que você acha que não precisa de um?


No Brasil o coaching cresceu mais de 300% nos últimos 4 anos de acordo com uma pesquisa do International Coach Federation (ICF).


Infelizmente alguns profissionais estão se apropriando do nome coach e do processo de coaching para vender mentorias e cursos que não são coaching.

Por este motivo neste artigo vamos explicar basicamente como é realizado, o que observar em um coach e quais os objetivos do processo de coaching demonstrando assim a seriedade do processo.


Para realizar um processo de coaching o profissional chamado de coach precisa ter experiência na área em que irá realizar o processo, ter realizado curso de coaching com carga horária mínima para ter uma certificação.


O Coach não é um psicólogo (ele pode ter a formação em psicologia, mas não é obrigatório) e nem mentor, o nome coach é uma palavra em inglês que significa treinador, orientador e é usado para determinar quem orienta um processo de coaching.


Um processo de coaching em média, tem duração de 10 sessões que podem ser presenciais ou online.


Neste processo o coach orienta o coachee (pessoa que está sendo treinada) a traçar um percurso para atingir os seus objetivos de maneira mais rápida e clara.


O primeiro passo do coach é entender quais são os desejos, objetivos e as necessidades do coachee. A partir deste momento, o papel do coach é auxiliar seu coachee com estratégias para alcançar esses objetivos, seja por meio de um plano de ação, ou com a definição de metas diárias, que podem ser leitura de livros, materiais de apoio, também podem ser definidas tarefas ou exercícios a serem executados em um determinado período de tempo com o principal objetivo alcançar o que se deseja.


Ao longo das sessões os resultados são medidos e ajustados para que ao final o cliente/coachee possa atingir o objetivo principal do coaching com sucesso.

O coaching é um processo de autoconhecimento, que tem por objetivo propor mudanças de comportamentos, mudanças de hábitos e até mudança de pensamentos do coachee para que ele primeiro acredite em si mesmo e assim possa atingir suas metas de maneira mais rápida.


Conseguir uma promoção no trabalho, liderar uma equipe, mudar de carreira, passar em um concurso, emagrecer, melhorar os relacionamentos pessoas são alguns dos motivos que levam as pessoas a procurarem um processo de coaching.


Os coaches atuam também com palestras para empresas, grupos ou realizam o processo de coaching de maneira individual. Os programas de coaching mais conhecidos são os de carreira, liderança, vendas e relacionamento.


Coaching para carreira o impulso que o profissional precisa.


Coaching de carreira é um dos mais procurados no mercado. O objetivo desse processo de coaching é ajudar pessoas em fase de transição de carreira seja para uma promoção ou para uma troca de carreira.


O coach ajuda o coachee a ter clareza nos objetivos profissionais e assim eles criam juntos as estratégias e o plano de ação para que a pessoa consiga atingir em determinado prazo suas metas.


O processo de coaching ajuda a pessoa em diversas etapas da vida profissional como:

  • Ter um planejamento correto para a vida profissional com foco em promoções;

  • Melhorar o relacionamento interpessoal e liderança de equipes;

  • Auxiliar a equilibrar vida profissional com vida pessoal;

  • Ajuda em processos seletivos e entrevistas.

Vale lembrar que o coaching não é uma terapia, e o coach não lida com traumas e problemas, o foco do profissional de coaching é traçar um plano de ação e ajudar na solução das questões profissionais voltados para o futuro.


O coach tem a responsabilidade de:

  1. Incentivar o autoconhecimento;

  2. Visualizar novas soluções e estratégias;

  3. Ajudar a descobrir, esclarecer e alinhar os objetivos desejados;

  4. Manter o profissional responsável e em alerta sobre novas oportunidades.

O processo de coaching segue alguns passos para que seja bem aproveitado e o coach utiliza diversas ferramentas para mensurar os resultados do coaching.


Ferramentas do coaching.


As ferramentas utilizadas no coaching são cientificamente validadas e comprovadas e provém de diversas ciências como Administração de Empresas, Psicologia, Gestão de Pessoas e do próprio Coaching. Essas ferramentas estão em constante evolução e aprimoramento. Seguem alguns exemplos de ferramentas utilizadas no coaching:

  • Roda da Vida;

  • Crenças Limitantes e Fortalecedoras;

  • Análise SWOT;

  • Administração do Tempo;

  • Assessments Comportamentais como o Perfil Comportamental DISC;

  • Forças Pessoais;

  • Valores.

Existem diversas outras ferramentas que podem ser usadas no coaching, a utilização depende do objetivo do coaching e do método utilizado pelo coach.


Antes de investir em um processo de coaching procure conhecer, ter informações sobre o coach que vai acompanhar o processo para não cair em ciladas ou não ter os resultados esperados.


Todo o processo de coaching funciona melhor quando o coachee/cliente entende que é uma parceria com coach e os dois trabalham juntos para obter os melhores resultados. Não se engane, muitos coaches aproveitam do momento de necessidade de uma pessoa para prometer muitas coisas que ele mesmo não tem como garantir em troca de um contrato de prestação de serviços. Coaches profissionais estão no mercado há um bom tempo e já tem experiência com isso. Pesquise, pergunte e se informe antes de contratar um coach.

Os benefícios do coaching de carreira para o profissional são:

  1. Elevar a autoestima profissional;

  2. Melhorar a postura profissional;

  3. Melhorar a comunicação e postura;

  4. Ajudar a atingir as metas profissionais.

Se você se interessou pelo coaching profissional o Instituto Kaz tem essa solução para você, saiba mais.


Espero que esse artigo tenha ajudado a compreender o que faz um coach e como funciona basicamente um processo de coaching para que no momento de escolher um coach você já saiba quais pontos observar.

TRANSFORME-SE COM O KAZ

bottom of page