top of page

CONTEÚDO KAZ

Como a pandemia do covid-19 mudou a realidade das empresas

O mundo mudou, e aquele (de antes da pandemia de 2020) não existe mais!

Essa afirmação não é minha, é do biólogo Átila Iamarino, que é doutor em microbiologia pela Universidade de São Paulo e pós doutor pela Universidade de Yale.


“Mudanças que o mundo levaria décadas para passar, que a gente levaria muito tempo para implementar voluntariamente, a gente está tendo que implementar no susto, em questão de meses”.

Não é só a alteração da nossa realidade momentânea por conta das restrições e isolamento, é uma mudança mais profunda de mentalidade e de como vamos interagir como esse novo mundo que está nascendo.


Dizer que o vírus causou a mudança é um pouco radical demais na verdade ele acelerou um processo que já estava em andamento.


Muitas empresas já estavam adotando o home office com opção, o e-commerce já existia, as empresas de delivery estavam operando, a telemedicina estava em teste entre outras inovações.


A Pandemia acelerou radicalmente todas essas transformações muitas empresas conseguiram migrar rápido seus processos para o online pois já estavam experimentando a vivência e outros foram totalmente surpreendidos.


Não é fácil assimilar tantas mudanças ainda mais tão repentinamente.


Para as pessoas as alterações no modo de vida, relações de trabalho, comunicação, relacionamentos pessoais, família, lidar com o isolamento causaram alguns transtornos psicológicos que precisarão ser tratados ao longo prazo.

Para as empresas essas adaptações são mais urgentes pois podem determinar a sobrevivência do negócio.


Empresas com anos de tradição, conhecidas em seus nichos empresariais que não se adaptarem rapidamente ao novo modelo de trabalho com certeza deixarão de existir.

Fazer essas transformações exigem muito trabalho e empenho de toda a equipe e muitas vezes os resultados podem demorar mais que o esperado.


Como a contratação de uma mentoria poderia ajudar?


Algumas empresas recorrem a mentorias e consultorias externas que podem auxiliar muito nestes processos uma vez que essas empresas possuem programas de mentorias voltadas para a reestruturação de negócios.


Solicitar apoio de outras empresas ou empresários em um programa de mentoria pode ser a salvação da empresa.


Pois esses programas de mentoria são elaborados para melhorar os processos que já existem e trazer novas ideias de negócios.


Normalmente chama-se de mentor a pessoa que aplica a mentoria e mentorado o que recebe a mentoria.


O mentor/empresa deve ser escolhido com base no tempo de mercado e no sucesso apresentado por outros empresários que passaram por essa experiência.

O mentor pode ser visto como um sócio temporário da empresa, pois ele conhecerá partes importantes da gestão da empresa, mas não fará parte do quadro societário.


A participação da empresa/empresário é o fator determinante para o sucesso do programa.


É uma via de mão dupla onde mentor e mentorado ouvem o que cada um tem a dizer e posteriormente o mentorado coloca em prática os conselhos recebidos do mentor.

Trata-se de uma mudança de mentalidade e atitude.


Quanto tempo em média dura uma mentoria para trazer resultados?


Contatar uma mentoria e esperar que tudo se resolva sem o devido envolvimento é desperdício de dinheiro e muitas vezes e tempo.


Os programas de mentoria para empreendedores focam em alguns pilares de gestão empresarial como marketing, gestão de pessoas, financeiro e vendas.


As mentorias em média duram em média três meses e seguem um programa com diversas atividades durante esse período.


Geralmente são dois a três meses de aulas com indicações das ações e um mês para o acompanhamento das ações.


Elas são de curta duração pois são estruturadas para a focar na solução rápida para enfrentar o problema que a empresa está passando e melhorar o posicionamento de mercado e conseguir resultados eficientes.


Com tudo o que as empresas passaram nos últimos meses devido a pandemia do covid-19 a contratação de uma mentoria pode ser a melhor opção para o momento. Ter um olhar especialista de fora do negócio pode fazer toda a diferença entre o sucesso e fracasso nesse novo mercado empresarial.


Gostou deste artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.




Davi Gatto é formado em Engenharia e MBA em Adm. de Empresas pela FGV e Gestão de Projetos PUC/MG e MBA em Marketing & Negócios Digitais, Inovação em Negócios e Empreendedorismo. Sócio administrador do Instituto Kaz e Result Coworking.



TRANSFORME-SE COM O KAZ

bottom of page