top of page

CONTEÚDO KAZ

Dicas para melhorar o posicionamento da sua empresa

Ter um negócio ou mantê-lo aberto não é algo fácil de se conseguir. São inúmeras as variáveis que podem dificultar o crescimento constante pode ter a ver com o posicionamento da sua marca e no que ela acredita.

Mas antes de conferir algumas dicas sobre um posicionamento de marca eficaz, precisamos entender o que é esse conceito.


No livro “Posicionamento: A batalha por sua mente”, os autores Al Reis e Jack Trout definem que o posicionamento de marca representa como você quer que a sua marca seja reconhecida por seus clientes. Essa é uma das melhores definições para o termo.

"Posicionamento: A batalha por sua mente"

Essa frase nos faz lembrar que não é como seus clientes enxergam a sua marca que realmente importa, mas sim como você quer que eles enxerguem sua marca. Em segundo lugar, não é o que a sua marca é ou como ela é reconhecida atualmente, mas sim como quer que ela seja reconhecida. Repare que as perspectivas estão no futuro e não no presente.


Definindo o posicionamento da sua marca


Agora que já tem ideia do que é Posicionamento de Marca, vamos ao conceito que está por trás desse termo. Vou começar com um exemplo prático de como ter um posicionamento de marca simples, porém eficaz.


Recentemente a @cnnbrasil chamou muita atenção quando disponibilizou um comercial sobre como a empresa era reconhecida pelos brasileiros. Este é um exemplo claro de POSICIONAMENTO DE MARCA.

O Real Time Big Data e a Kantar Ibope Media, dois dos maiores institutos de pesquisa do país realizaram um levantamento para identificar na opinião do público, qual a visão sobre o posicionamento editorial dos veículos em relação à cobertura do governo federal, e o resultado foi que a #CNNBRASIL é tida pelos brasileiros como o canal de notícias mais imparcial e independente do país, dentro dos canais de TV paga.

Obviamente, a tag #CNNImparcial gerou grandes discussões nas redes sociais, porém o foco aqui é outro, é a importância que um posicionamento certeiro tem. Você percebe o impacto?

Ao transmitir seus conteúdos, em intervalos de programação, a emissora reproduziu a cada 10 minutos esse posicionamento para ficar gravado na cabecinha do telespectador.


Isso é um exemplo perfeito para você entender claramente o que é um posicionamento de marca.

Interessante não é?!


Vamos aos itens para ter o posicionamento da sua marca em dia.


1. Mantenha seu site atualizado

Sites não são apenas um ambiente para pegar um telefone ou endereço. Eles são partes fundamentais para posicionar a marca na internet, pois lá o público terá acesso a quem você é, seus produtos, serviços, localização e informações que ajudarão o futuro cliente a ter certeza de que a sua empresa terá a solução para o que ele precisa.


2. Produção de conteúdo é tudo

Criar e produzir conteúdo relevante na internet se tornou uma ótima oportunidade para que seus clientes saibam no que acredita, como interpreta os fatos e a sua opinião sobre o assunto e mercado. Uma forma para manter disponível para seu público de forma pessoal é a utilização de blogs para compartilhar informações gratuitas aos internautas e nesse momento pode conectar com possíveis novos clientes.


3. Crie uma identidade visual simples e atraente

A logomarca de uma empresa é sem dúvida a sua alma. Ela captura a essência do seu negócio e o objetivo é que ao bater o olho nela, o cliente já saiba do que se trata. Por isso, é de extrema importância investir em criar uma identidade visual simples, porém muito atraente, pois ela vai acompanhar a sua empresa pelo resto da vida.


4. Invista com força em redes sociais

Esse é um dos ambientes virtuais mais importantes da atualidade. Um grande benefício é que são gratuitas e o investimento em anúncios para obter um retorno ainda maior, não precisa ser alto. Além de permitirem uma interação direta com o seu público para compartilhar novidades e acompanhar suas menções, são ótimos canais para atendimento e vendas.


5. Encontre e aposte no seu diferencial

O que torna a sua empresa única? Muitas vezes essa resposta vem com facilidade, mas em alguns casos é preciso buscar um pouco mais a fundo. Mas o fato é: o diferencial sempre precisa existir. Para se posicionar no ambiente virtual é extremamente importante reforçar a todo momento esse diferencial.


Uma das maravilhas do mundo digital é que as novidades parecem não ter fim e surgem num ritmo alucinante. Não tenha medo de testar coisas diferentes.

Algumas vão funcionar, outras não, isso faz parte. Mas elas serão sempre essenciais para que sua empresa encontre o melhor formato de presença digital ou offline.


E lembre-se: você é a alma do seu negócio, por isso, você é a pessoa que precisa conhecê-lo como ninguém, essa é a chave para um desempenho de sucesso tanto no ambiente virtual como também no offline.



Um abraço.


Dariane Gatto | @darianegatto

Sou especialista em desenvolvimento humano e negócios. Sócia fundadora do Instituto Kaz, Result Coworking e criadora do movimento Mulheres que Lideram, com mais de 1000 líderes impactados, mais de 100 empresas atendidas, com certificações nacionais e internacionais.

TRANSFORME-SE COM O KAZ

bottom of page