top of page

CONTEÚDO KAZ

Como criar ideias de novos negócios

Uma boa maneira de se ter uma boa ideia é não ter medo de sonhar! Não existe fórmula mágica para gerar insights de novos negócios. Na verdade um simples brainstorming pode fazer aflorar vários negócios potenciais.

Se você deseja inovar e pensar fora da caixa, as dicas que vamos te dar, podem ajudar.

Ai você vem e pergunta: "Mas e se eu não for uma pessoa criativa?" Não se preocupe.


Vamos mostrar aqui várias maneiras e dicas de como gerar novas ideias de negócios.

Preparados? Vamos lá!


1 - Observe


A melhor maneira é OBSERVAR e não se preocupar em PENSAR em ideias inovadoras.

Procure no seu trabalho, nas suas experiências e atividades do dia-a-dia, quais são as necessidades e quais são os maiores problemas e desafios. Quando encontrar, pergunte-se se existisse uma empresa que solucionasse esse problema você a contrataria? Esta é uma boa maneira de criar ideias para empreender.


2 - Anote todas ideias


Não importa se estiver no meio do almoço ou indo dormir, não deixe a ideia fugir da sua cabeça. Ah, importante: NÃO vale criticar nenhuma ideia! Tenha sempre um bloco de notas ou caderno pra anotar. Discuta cada ideia com mais de uma pessoa se possível, quanto mais eclético o grupo melhor. Isso vai te ajudar a entender se a sua ideia será bem aceita ou não. Não se preocupe, pois ideias loucas e absurdas são muito bem vindas! rs. São de pensamentos deste tipo que nascem as grandes startups. Não descarte nenhuma, amadureça as possibilidades.


3 - Conecte as ideias


Que tal melhorar ideias de outros ou conectá-las para gerar novas ideias?

Imagine quantas oportunidades podem desenvolver projetos e encontrar caminhos para possíveis parcerias com as ideias que você já tem guardada, para analisar o mercado, entre tantas outras possibilidades.


4- Aproveite o que já existe e inove

Se for para pensar fora da caixa, não se limite apenas à sua área de atuação ou criação de novas possibilidades, podemos aprender com empresas de todos os setores e tamanhos. Então pare e pense: quais ideias poderíamos pegar de outros segmentos ou indústrias e aplicar na nossa? Olhe ao seu redor e veja se as ideias antigas dessas indústrias e de outros segmentos podem se tornar sua nova ideia.

Pegue, por exemplo, a SmartFit. Você pode não acreditar, mas a ideia de ter um botão em cada máquina para que os usuários conseguissem chamar o personal trainer veio da indústria de aviação. Você já observou que quando estamos em algum voo e queremos chamar a comissária de bordo basta apertar um botão?


O que o empreendedor pensou aqui foi simples: se serve em aviões, por que não tentar em academias?


5 - Mantenha-se atualizado na sua área de interesse!


Manter-se atualizado é quase que uma regra no mundo dos negócios. Os conceitos mudam com o tempo e ficar antenado nas novas tendências pode impulsionar a novas soluções de produtos e serviços.


Mas como posso me manter antenado?


Participe de eventos sobre empreendedorismo, inovação, tecnologia. Leia livros, converse com outros empreendedores e compartilhe suas experiências. Não limite-se ao setor que gosta, olhe para outras empresas, em outros países, e veja se tem algo que lá fora está em alta e poderia ser aproveitado na criação da sua empresa?


6- “Viva no futuro, então construa o que está faltando nele” – Paul Graham


Experimente viver um pouquinho só no futuro... Visualize!

Como será daqui a 1, 2, 3 ou 5 anos? Quais problemas existirão? Pesquise sobre as tendências na indústria, sociedade ou nas tecnologias que permitirão novas formas de negócios. Tecnologias como internet das coisas, realidade virtual, são só alguns exemplos de tendências tecnológicas que prometem mudar vários setores.

Depois de ler tudo isso você deve pensar:


Agora que já escrevi várias ideias, como faço para tirá-las do papel?

Existem diversos conteúdos disponíveis na internet e cada um dando passos e receitas de sucesso para colocar em prática, mas nesse blog não me arriscarei a dar a receita de bolo perfeita mas o que sempre falo para meus clientes é:


1. Pesquise


Pesquise o mercado que gostaria de atuar. Identifique as oportunidades e dificuldades desse mercado. Registre todos esse problemas e soluções. Converse com algumas pessoas que já atuam no ramo. Leia livros sobre o assunto, tente de alguma forma vivenciar isso, veja a possibilidade de visitar empresas do ramo.


2. Busque profissional especializado


Procure ajuda de profissional especializado em desenvolvimento de negócios, criação de estratégia de negócios, empresas especialistas em estruturação de negócios e desenvolvimento de perfil empreendedor. Pois várias empresas são abertas diariamente, de diversos ramos, inovadoras ou não, mas a verdade é que o futuro delas é responsabilidade total de quem a cria.


3. Não espere


Outra armadilha muito comum é a procrastinação. Ter uma ideia, saber que é uma grande oportunidade e não fazer nada. Procure sempre dar um passo por dia, mesmo que seja pequeno, ao final de 30 dias você estará 30x à frente com a ideia amadurecida do que no primeiro dia que teve a ideia.

Bom, é isso. Espero que tenha gostado. Se gostou curta, envia e compartilhe com mais alguém. Um abraço


“Sua visão se tornará clara somente quando você puder olhar para o seu próprio coração. Quem olhara para fora sonha. Quem olha para dentro desperta.”

Carl Gustav Jung


Tem mais um tempinho? Conheça nossos cursos.




Dariane Gatto | @darianegatto

Sou especialista em desenvolvimento humano e negócios. Sócia fundadora do Instituto Kaz, Result Coworking e criadora do movimento Mulheres que Lideram, com mais de 1000 líderes impactados, mais de 100 empresas atendidas, com certificações nacionais e internacionais.


TRANSFORME-SE COM O KAZ

bottom of page