CONTEÚDO KAZ

Como a gratidão pode transformar seu 2022?

Atualizado: 12 de jan.

Estamos encerrando mais um ciclo, para muitas pessoas os últimos dias do ano são um tempo para a reflexão, o momento de verificar o que deu certo e o que pode ser melhorado para o próximo ano.


Outras pessoas começam a criar as promessas e metas para o período que vai iniciar.


Esses dois últimos anos foram bem atípicos para não dizer desafiadores, o mais importante é que você chegou bem até aqui.


O ano de 2020 mudou de maneira brusca a maneira como vivíamos, muitas coisas que estavam para acontecer foram aceleradas, como as aulas online, o aumento do consumo pela internet, reuniões, treinamentos e trabalho remoto tudo isso começou forçado em 2020 e foram ajustados em 2021.


Ainda estamos em tempos de incertezas, mas a situação apesar de crítica existe uma estimativa de melhora para 2022.


Provavelmente será um ano tão rápido e frenético como 2021 com mais ingredientes como copa do mundo, eleições no Brasil e com as variações da pandemia.

Sobre futuro podemos fazer diversos planos e ações, porém antes de traçar as novas metas será que não deveríamos dar atenção ao agora e agradecer ao que já alcançamos?


Como está a sua lista de gratidão? Você tem uma? Ou somente uma lista de pedidos?

Confesso que a primeira vez que me questionaram sobre isso foi em um de nossos treinamentos corporativos sobre Psicologia Positiva e a minha primeira reação foi: eu pratico isso todo dia já. Mas não era bem assim...


Depois desse treinamento comecei a fazer a lista de gratidão conforme a instrutora havia me ensinado e realmente percebi uma mudança.


A gratidão aumenta os níveis de dopamina o hormônio conhecido como hormônio da felicidade, além disso diminui a pressão arterial e melhora a qualidade do sono.


Ser grato melhora a conexão interpessoal, gera mais empatia pois as áreas do cérebro que envolvem percepção de recompensa, moralidade e interações sociais positivas e capacidade de entender como o outro pensa são ativadas pela gratidão.


E não para por aí. Agradecer ajuda a prevenir a depressão, reduzir o estresse, aumenta a resiliência e auxilia no bem-estar.


Conheça os 7 benefícios ao praticar a gratidão no dia a dia.


Robert Emmons, um dos maiores especialistas no mundo fala sobre O Poder da Gratidão, autor do livro “agradeça e seja feliz”, cita:

  • Melhora a saúde mental.

  • Promove relacionamentos.

  • Melhora a saúde física.

  • Promove empatia.

  • Reduz a agressividade.

  • Melhora o sono.

  • Fortalece a mente.

Um dos grandes vilões da gratidão é o ato de nos compararmos o tempo todo com pessoas que estão em outras condições e bem diferentes da nossa. Muitas das vezes deixamos de agradecer as nossas conquistas pois nos comparamos com pessoas em estágios diferentes da nossa caminhada e não percebemos nossos progressos.


Vale lembrar que a maioria das pessoas e grandes empresas tiveram um início simples e foram crescendo durante a caminhada.


Empresas como a Apple, Google e Microsoft começaram em uma garagem, o cofundador da Nike, Phil Knight, começou vendendo tênis no porta-malas de seu carro.


Por este motivo é importante valorizar e agradecer cada passo da sua trajetória, se você começou um pequeno negócio ou está trabalhando em uma empresa agradeça, pois, muitas pessoas não têm está possibilidade.


Como cultivar a gratidão e se beneficiar deste hábito?


3 dicas poderosas para mudar seu dia a dia:


  1. Escreva um bilhete de agradecimento para uma pessoa: isso demonstra para a pessoa o impacto positivo que ela causou e pode melhorar os relacionamentos.

  2. Agradeça mentalmente: se você sente vergonha ou não tem tempo para escrever, agradecer mentalmente pode ser uma opção e pode ser praticada diversas vezes. Mas seja específico ao ser grato.

  3. Mantenha um diário da gratidão: anote e agradeça o que você recebe diariamente. Por exemplo: Recebeu feedback positivo; entrou em contato com um colega com quem você não falava há algum tempo; concluiu a lista de tarefas; respondeu todos os e-mails da caixa de entrada e WhatsApp. Coisas simples, pequenas mas que concluiu. E lembre-se, seja específico.

Antes de escrever a lista de promessas e pedidos de ano novo, faça uma lista de agradecimentos.


Provavelmente você vai perceber que a sua lista de gratidão é muito maior e melhor que sua lista de pedidos e com ela você terá ideias melhores para traçar os planos e metas para o ano que está para começar.


Boas festas com muita saúde, trabalho, amor, paz e gratidão.

Obrigada por acompanhar nosso conteúdo e estaremos juntos em 2022.

TRANSFORME-SE COM O KAZ