top of page

CONTEÚDO KAZ

10 coisas que as pessoas não sabem sobre DISC

Se você é um profissional antenado em algum momento já ouviu falar sobre assessments ou pesquisas comportamentais.



O DISC é um assessment poderoso que traz informações sobre seu perfil comportamental, temperamento, preferências pessoais e profissionais. Criado em 1928 pelo psicólogo William Moulton Marston tem sido aplicado para uma diversidade de objetivos, desde aumentar o autoconhecimento até desenvolver times de alta performance.

Agora, como você é uma pessoa autodirigida nesta altura do texto já deve ter dado um google para assessments e autodirigida e assim descobriu tudo sobre isso, então vou te contar o que as pessoas não sabem sobre esse assessment em específico, o DISC:


1. Que o William Moulton Marston – o pai do DISC - foi também o criador da Mulher Maravilha, considerando na personagem um conjunto completo das habilidades dos 4 fatores comportamentais DISC – Dominância, Influência, Estabilidade e Análise. Está explicado por que ela é a Mulher Maravilha, não é?

2. Que para ter um aproveitamento potencializado do seu mapa de auto desempenho (mapa de habilidades) é fundamental solicitar um feedback de terceiros pois na maioria das vezes a nossa visão sobre nós mesmos não é imparcial, tendemos a desenvolver o nosso mapa carregado com nossas percepções - supervalorização ou desvalorização de habilidades importantes. O olhar externo clareia a percepção e promove a reflexão.

3. Que é possível medir o % de aproveitamento de suas principais habilidades, ou seja, se você tem um conjunto de habilidades, quantos % de sua habilidade está em uso atualmente. Isso é recurso muito poderoso para aumentar o seu desempenho!

4. Que existem 4 estilos de liderança dentro da teoria DISC – Liderança por Comando e Prazo, Liderança por Conexão e Diálogo, Liderança por Consenso e Orientação, Liderança por Controle e Especificações e que todos nós temos um % destes 4 estilos em nosso comportamento, um se sobressai, mas com desenvolvimentosomos capazes de modular nossas preferências para uma liderança situacional nos quatro fatores e assim termos sucesso com times multidisciplinares.

5. Que seu estilo de tomada de decisão é mapeado através de suas respostas à pesquisa e assim é identificado se suas tomadas de decisões são mais racionais, emocionais, cautelosas, rápidas, lentas, todas essas preferências compõem seu temperamento e níveis de habilidades.

6. Que uma média geral de pontos de melhoria inferior à 10% é um caso de atenção pois pode demonstrar ausência de autoconhecimento de sua parte ou até mesmo que você não se sentiu à vontade para demonstrar seus pontos de melhoria, isso coloca a sua avaliação em “cheque”.

7. Que normalmente o fator com maior % de pontos de melhoria – Dominante, Influente, Estável ou Analítico é o seu fator “natural”, ou seja, sem adaptação para o ambiente. Este é realmente você. E por que ele normalmente aparece mais alto? Porque as tendências comportamentais naturais carregam tanto os pontos positivos quanto os negativos, afinal dos comportamentos aprendidos buscamos assimilar aquilo que é bom.

8. Que sua preferência de ambiente pode ser mapeada pelo assessment, ou seja, é possível identificar se você prefere e tem maior desempenho em ambientes mais colaborativos ou individualizados, dinâmicos ou funcionais, expansivos ou silenciosos. Todas informações criam um cenário para que você avalie o que é fundamental para entrar em ótimo desempenho.

9. Que suas preferências relacionais podem ser listadas! Sim, é isso mesmo que você leu. O assessment pode colocar em itens a forma que você prefere se relacionar. Por exemplo, se tem um perfil estável pode esperar que as pessoas sejam cordiais, atenciosas e prestativas iguais a você. Se tem um perfil dominante pode preferir que as pessoas sejam objetivas, claras e diretas em suas pontuações. E não para por aí, esta listagem demonstra diversos itens que você pode compartilhar com as pessoas próximas para melhorar a comunicação e relacionamento. Realmente é incrível.

10. Que pessoas que avaliam de forma profunda e aberta o seu assessment DISC tem maior chance de construir relacionamentos e uma carreira de sucesso pois esta ação promove a chave que altera a percepção humana, o AUTOCONHECIMENTO - através de uma ferramenta sistematizada.



Depois de contar essas 10 coisas que você não sabia sobre o DISC tenho certeza que você está curioso para saber qual é o eu perfil comportamental, não é? Então leia o que nosso amigo Jung já dizia:


“Sua visão se tornará clara somente quando você puder olhar para o seu próprio coração. Quem olhara para fora sonha. Quem olha para dentro desperta.”

Carl Gustav Jung


O melhor momento para despertar é agora!





Dariane Gatto | @darianegatto

Sou especialista em desenvolvimento humano e negócios. Sócia fundadora do Instituto Kaz, Result Coworking e criadora do movimento Mulheres que Lideram, com mais de 1000 líderes impactados, mais de 100 empresas atendidas, com certificações nacionais e internacionais.


TRANSFORME-SE COM O KAZ

bottom of page