top of page

CONTEÚDO KAZ

Por que é importante precificar corretamente os seus produtos e serviços?

Atualizado: 24 de nov. de 2021

Mais de 2,6 milhões de Micro Empreendedores Individuais (MEIs) foram abertos em 2020, o que reforça a importância dos pequenos negócios para o país, além deles serem um dos pilares da retomada após a Covid-19.



A abertura de MEIs em 2020 cresceu 8,4% quando se comparada com o ano de 2019.

O crescimento de novas empresas foi impulsionado com a chegada da pandemia, pois muitas pessoas migraram para o empreendedorismo devido ao desemprego.


A partir dessa mudança surgem vários mudanças e uma delas é a dificuldades dos empreendedores saber precificar seus serviços e produtos. Quando falamos em produtos pode parecer mais fácil precificar pois é possível levar em conta o custo da matéria prima mas ainda assim geram muitas dúvidas para os empreendedores.


Ainda sim muitas pessoas precificam seu trabalho de maneira errada, sem considerar todos os valores envolvidos.

A precificação errada é um dos fatores que mais leva as empresas a fecharem suas portas.


O preço de um produto ou serviço impacta diretamente em diversos aspectos da empresa, pois será a partir do valor cobrado que serão pagos todos os custos do negócio e o valor para garantir um lucro satisfatório.


Preços muito altos e muito baixo podem transmitir mensagens equivocadas.

Para precificar corretamente um bem ou um serviço, deve ser considerado, além da cobertura total dos custos, o valor agregado da marca, os preços da concorrência e o perfil do consumidor ideal para marca, entre outros fatores.


O preço do seu produto ou serviço é estratégico para definir o futuro do negócio, deve ser equilibrado, justo e adequado ao mercado.

Negócios que praticam preços muito baixo, com uma margem de lucro muito pequena tendem a não se manter a longo prazo e outros que praticam preços acima da média do mercado acabam por não serem atraentes para os seus clientes.


Nesse sentido, é necessário que você defina alguns critérios e tenha em mente o que considerar na hora de definir o preço do seu produto ou serviço:

  • Permitir investimentos futuros na empresa;

  • Entregar valor agregado ao cliente;

  • Ser adaptado ao público-alvo;

  • Prever descontos;

  • Garantir o pagamento das obrigações da empresa;


Muitos empreendedores para não perder oportunidades novas ou fazer novos clientes trabalham com preços muito baixos, com margem de lucro muito reduzida o que leva a empresa a não ter dinheiro para fazer novos investimentos, melhorias e aumentar a qualidade dos seus produtos e serviços, e muitas vezes o que sobre nem é suficiente para pagar se quer os custos do próprio negócio.


Com isso acabam assumindo dívidas ou fazendo empréstimos o que compromete toda a saúde financeira da empresa, podendo levar até a falência.


5 dicas de como precificar os seus serviços


1. Observe a sua concorrência

2. Escolha entre cobrar por hora ou ter um preço fixo por entrega

3. Determine seus custos

4. Defina a sua margem

5. Apresente um orçamento diversificado


Se você tem dúvidas ou está inseguro quanto a precificação, administração financeira da sua empresa, não passe por todos esses questionamentos sozinho.


Procure ajuda! Diversas instituições oferecem cursos gratuitos de como precificar seus produtos ou serviços. Mas você pode também procurar por uma empresa que ofereça consultoria ou mesmo uma mentoria de negócios.


Aqui no Instituto nós temos uma Mentoria que é específica para o empreendedor que precisa de ajuda para precificar seus produtos e serviços, que precisa de ajuda para conseguir mais clientes, precisa de ajuda para organizar a parte financeira e ainda sabe que é importante ter um bom marketing.


A Mentoria Estruttura foi pensada para você que precisa estruturar sua empresa de maneira saudável e organizada.


Da gestão financeira à venda, vamos passar por todas as fases do seu negócio e detalhar todos os passos para que a sua empresa seja um sucesso.



Não perca a oportunidade de estruturar sua empresa ainda em 2021 e começar a colher os resultados da sua escolha de sucesso.


Inscreva-se agora e transforme sua vida e a da sua empresa.

TRANSFORME-SE COM O KAZ

bottom of page