top of page

CONTEÚDO KAZ

Como filmes e séries podem ajudar a melhorar o seu autoconhecimento?

Atualizado: 12 de jan. de 2022

Você gosta de assistir séries?

Já observou que você pode aprender várias coisas com os filmes ou as séries que está assistindo?

Esses dias comecei assistir uma série que conta a história da Alice uma mulher de 30 e poucos anos que a trabalha como assistente de produção de um canal de TV.


Basicamente a história é sobre romance contemporâneo, mas que se utiliza muito da trama sobre o trabalho da protagonista para nos contar sobre como os fatos acontecem na vida dela.


A Alice é uma assistente de produção que trabalha muito para um programa de TV diário matinal, o chefe dela que seria o produtor do programa delega quase todas as tarefas para ela, que por ter uma enorme dificuldade em dizer não para as pessoas abraça muito mais tarefas do que consegue fazer.


Alice está sempre muito atarefada e cansada, vive sob o estresse constante de não conseguir dar conta de todas as atividades e com tanto trabalho sua vida pessoal está abandonada e destruída.


Na série apesar de todos os esforços para manter a audiência o programa está com índices péssimos de audiência e todos estão assombrados pelo fantasma de uma possível demissão, emissora resolve então contratar um novo diretor de arte para revolucionar a programação.


O novo diretor decide chamar todos os funcionários para apresentarem suas ideias para melhorar a programação.


O chefe da Alice pede para que ela dê as sugestões e faça uma apresentação de novas ideias pois ele irá apresentar para o novo diretor e assim todos eles ficarão bem perante o novo chefe.


Não sei se isso já aconteceu com algum de vocês que estão lendo esse texto, mas no caso o chefe da personagem estava sem ideias e precisava mostrar serviço e já que a Alice tinha boas ideias, porém não tinha a coragem de se expressar ela ficava presa em um ciclo de autossabotagem.


A série aborda essa situação de maneira engraçada e leve, pois, é apenas um pano de fundo para a história principal que é vida romântica da personagem Alice.


Resumidamente e dando um pequeno spoiler, em um episódio, acontece uma festa e a Alice fica embriagada e volta para a empresa, ela encontra o novo diretor e entre uma fala desconexa e outra faz a sugestão do novo programa, ele resolve apostar na ideia dela.


Neste contexto da série percebemos várias coisas que acontecem na nossa vida com muita frequência como:

  • o medo de desagradar aos outros que muitas vezes fazem com que aceitemos mais coisas do que podemos fazer;

  • a nossa vida pessoal colocada em segundo plano, pois precisamos priorizar a vida profissional como se fossem vidas separadas;

  • como a síndrome do impostor nos impede de evoluir;

  • o medo de ousar e ser ridicularizado mediante os colegas;

  • excesso de zona de conforto.

Pare para pensar um pouco quantas vezes você deixou de fazer algo ou dar uma sugestão por medo do julgamento dos outros, ou quantas vezes você aproveitou as ideias daquele seu colega mais introvertido, mas que tem ótimas sugestões.


Devemos considerar aqui os 2 perfis apresentados no papel da Alice. Ela não era uma vítima do sistema e era explorada pelo chefe malvado, na verdade ela era uma pessoa com um perfil mais introvertido e estável que não queria assumir riscos, embora algumas vezes ela se sentisse mal e subaproveitada no trabalho e isso refletia diretamente na vida pessoal dela.


O chefe por outro lado era alguém mais ousado mesmo sem saber como ele se apresentava na linha de frente para assumir os riscos do trabalho com certeza era um perfil mais dominante e altamente influente pois conseguia que as outras pessoas fizessem exatamente o que ele queria.


Apenas com essa breve descrição da série percebemos levemente como os perfis comportamentais motivam nossas atitudes. Se você já ouviu falar na análise comportamental DISC, consegue facilmente perceber quem tem o perfil dominante, analítico, estável e influente nessa série.


Se você não conhece os perfis comportamentais DISC tem um artigo aqui no blog explicando um pouco sobre o assunto e como você pode se tornar um Analista Comportamental DISC com certificado realizando uma de nossas turmas de formação. certificação de Analista Comportamental DISC.


Investir em autoconhecimento, saber quais são os perfis comportamentais e entender como eles atuam em nossa vida nos ajudam a melhorar nossas potencialidades e compreender o outro de maneira mais prática e efetiva.


Muitas vezes como em um momento de lazer assistindo séries podemos aplicar o conhecimento adquirido para entender sobre um curso que fizemos, uma palestra que assistimos e assim assimilamos mais os conceitos aprendidos.


E se você ficou curioso para saber o que aconteceu com a Alice e não se importa com os spoilers então vamos lá: O programa foi um sucesso, o chefe dela foi demitido e ela assumiu o posto de produtora executando as tarefas com excelência.


Alice assumiu o protagonismo de sua carreira, entendeu que se vencesse a insegurança poderia ir mais longe, começou a se sentir mais confiante e passou a se arriscar mais.


Agora quando for assistir um filme ou uma série tente observar os personagens, ver se suas características, seus comportamentos, como trabalham e como a mudança de atitude deles traz uma transformação para vida.


E se for possível aplique esses novos conhecimentos na sua vida. Tenho certeza que a partir de agora você irá ver filmes e séries com outros olhos e aprenderá muito mais com eles.

TRANSFORME-SE COM O KAZ

bottom of page