CONTEÚDO KAZ

A transição de carreira pode salvar sua vida.

A única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz.

Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se acomode. Steve Jobs


Como você escolheu sua profissão?

Você trabalha hoje com o que sempre sonhou? Ou está vivendo dentro de um pesadelo?

Poucas pessoas começam no mercado de trabalho sabendo se fizeram exatamente a escolha profissional correta.

Muitas vezes em um determinado período da jornada profissional, as pessoas apresentam sintomas de insatisfação com vida e a carreira escolhida.

Quando esses sintomas se tornam um transtorno é chegada a hora de uma transição de carreira.

Pensar em transição de carreira com uma carreira consolidada, anos de experiência e muitas vezes em um cargo ou emprego estável pode ser bem assustador.

O medo do desconhecido, ser iniciante novamente, tudo isso gera temor e ansiedade.

Porém muitas vezes vencer essas barreiras e começar uma nova carreira ou empreender em um sonho antigo pode ser muito mais gratificante e benéfico para a vida e saúde do que se manter em um trabalho sem propósito.

Pessoas felizes e entusiasmadas tendem a produzir mais e melhor, muitas vezes entender que é hora de buscar uma outra paixão pode ser a melhor opção para você.


5 Sinais de que é hora de uma transição de carreira


1. Desânimo e indiferença

Um dos sinais mais aparentes que você precisa mudar é o desânimo na hora de acordar para trabalhar falta energia, levantar-se para ir ao trabalho parece um peso e as mudanças que estão ocorrendo na empresa simplesmente não te afetam mais ou interessam.


2. Todos os dias são iguais

O tédio já tomou um lugar na sua vida, você já não sente mais empolgação com um novo projeto e nem as reuniões com o chefe causam ansiedade. A pessoa vive para o SEXTOU !


3. Nem o salário compensa a insatisfação

O salário é legal, os benefícios são ótimos, mesmo assim você sente que está jogando sua vida fora. Desperdiçando tempo naquele trabalho. As maiores alegrias são os feriados prolongados e as férias. Mesmo apreciando a estabilidade que o emprego oferece você sente que não está utilizando todo o seu potencial.


4. A vida pessoal é afetada pelo trabalho

Estar permanentemente estressado afeta o relacionamento com pessoas próximas a você. Seus familiares e amigos comentam que você está muito irritado e intolerante e você prefere se afastar as pessoas. Se você está com problemas para dormir, com dores de cabeça frequentes, sempre muito cansado, pode ser a maneira que o corpo tem encontrado para dizer que é hora de mudar de carreira ou de empresa.


5. Tem sonhado com outras possibilidades

Se você tem se interessado por novas vagas de emprego, tem procurado por outras carreiras, profissões novas, está pensando em empreender e se sentido motivado por isso, então é chegada a hora de mudar.


Mudar é preciso, mas e agora como fazer isso?


  • Dedique-se a entender o que está causando a insatisfação profissional, pode ser a carreira mesmo, a empresa, a liderança ou um momento pessoal que atingiu o profissional;

  • Identifique o que você realmente gosta de fazer, um coaching pode ajudar muito neste processo de transformação e reavaliação da vida;

  • Considere os valores pessoais; o que é realmente importante para você;

  • Conheça os pontos fortes e as lacunas de habilidades, considere fazer um curso para migrar de área ou se é só mudar de ambiente.

  • Desenvolva e coloque o plano em prática, pois de nada adianta sonhar e não partir para a ação.


A transição de carreira é um processo que precisa ser muito bem avaliado para não causar outros problemas, mas se você concluir que realmente só será feliz mudando de profissão então preparasse para uma nova jornada de aprendizado e muito trabalho, mas tenha certeza de que será recompensado como alegria e satisfação pessoal por ter seguido por um novo caminho.

Se você fosse mudar de profissão hoje o que você faria de diferente?


Pensa em empreender mas não sabe como criar novos negócios ? Temos um texto bem legal sobre com ter ideias de novos negócios de uma olhada lá.

TRANSFORME-SE COM O KAZ